Tire suas dúvidas sobre cirurgia de câncer de pele

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns dessa doença. Embora não seja tão perigoso quanto outros cânceres, existe um tipo (melanoma) que é muito agressivo, podendo causar metástase (lesão em outro órgão). Felizmente, quando diagnosticado precocemente, o tratamento do câncer de pele pode contornar os efeitos dessa doença.

Existem diferentes tipos de câncer de pele, podendo ocorrer em qualquer região do corpo (face, tórax, abdômen, ...) existindo um tratamento diferenciado dependendo da região encontrada.

Para que se determine o melhor tratamento, é essencial passar por uma avaliação especializada, que analisará cada caso individualmente.

Algo que muitas pessoas têm dúvidas é quais são os tipos de tratamento para câncer de pele e em que eles consistem. É bom conhecer essas informações, tanto para estar a par do assunto quanto para que os pacientes saibam como será feito seu tratamento.

 

TIPOS DE CÂNCER DE PELE

Os principais tipos dessa doença são os seguintes: * Carcinoma Basocelular (CBC): tipo mais comum de câncer de pele o carcinoma basocelular se manifesta nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme. Dificilmente esse tipo de câncer se dissemina para regiões além de seu local de origem. Seu principal fator de risco é a exposição excessiva aos raios solares. * Carcinoma Espinocelular (CEC): segundo tipo de câncer de pele mais comum, geralmente também aparece em decorrência da exposição ao sol. Sua capacidade de evolução é mais intensa e ele pode atingir outras regiões do corpo. * Melanoma: é o tipo de câncer de pele mais agressivo, se origina das células que produzem a melanina do corpo. A capacidade de metástase do melanoma é muito grande, mas as chances de seu tratamento também são grandes quando a doença é encontrada em suas fases iniciais.

COMO É FEITO O TRATAMENTO CÂNCER DE PELE?

Existem diferentes tratamentos que podem ser feitos porém o mais comum e realizado nos pacientes de todo o mundo é a excisão cirúrgica do tumor.

As técnicas utilizadas para esse procedimento podem variar de acordo com cada caso (tipo de câncer, tamanho e localização), já que tudo depende de como o câncer se apresenta. Tumores menores demandam procedimentos mais simples, ao passo que os tumores maiores já demandam uma cirurgia mais complexa.

Em pacientes que possuem câncer de pele o tratamento cirúrgico se inicia com a aplicação de uma anestesia, que pode variar de uma anestesia local, de sedação intravenosa, até anestesia geral em casos mais complexos.

Em um primeiro momento a principal preocupação é a retirada do câncer, após isso, é analisado detalhadamente o defeito que ficou e aí sim decide-se a melhor forma de fazer o reparo, preocupando-se com a parte funcional e estética. Sabemos que todo procedimento cirúrgico deixa uma cicatriz, porém após a retirada do tumor, todos os esforços são feitos para que a parte funcional e estética sejam da melhor qualidade, e isso varia principalmente pelo tamanho e localização do tumor.

Além da realização da retirada e sutura primária, realizada nas lesões menores, podemos ter que realizar retalhos (aproximação de pele junto ao defeito) ou enxertos (retirada de pele de outro local e suturada sobre a área onde havia a lesão). Alguns casos existe a necessidade de mais de um procedimento para que se tenha um resultado estético/funcional satisfatório.

Voltar