Tire suas dúvidas sobre intolerância à lactose

Intolerância à lactose é uma alteração que ocorre no intestino delgado, fazendo com que este não produza ou diminua sua produção de lactase, com isso ocorre à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados, assim essa substância chega no intestino grosso (cólon) inalterada, ocorrendo fermentação, retenção de água e consequentemente cólicas e diarreia.

Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.

Os tipos mais comuns são: a diminuição natural e progressiva que ocorre a partir da vida adulta até o final da vida na produção da lactase, ou a produção da lactase é alterada com doenças do aparelho digestivo como doença celíaca, doença de Crohn, síndrome do cólon irritável.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são: dor abdominal, cólica, diarreia, distensão abdominal, gases e náusea.

Eles costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite e/ou de seus derivados.

Diagnóstico

Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose é feito através do teste de tolerância à lactose, onde o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de trinta minutos colhe amostras de sangue para medir os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos portadores do distúrbio.

Tratamento

A intolerância à lactose não é uma doença, é uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. Em um primeiro momento, deve-se suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Em alguns casos esses alimentos podem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos.

A pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode levar uma vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.

Existem medicamentos que são produzidos com a enzima lactase para serem ingeridos antes de uma refeição com lactose, fazendo com que os sintomas diminuam sua intensidade ou até não apareçam dependendo da quantidade ingerida de derivados do leite.

Atenção

* ler não só os rótulos dos alimentos para saber qual é a composição do produto, mas também a bula dos remédios, porque muitos incluem lactose em sua fórmula; * leite de soja, de arroz, de aveia não contém lactose; * verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também funcionam como fontes de cálcio.