Tire todas as suas dúvidas sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

O QUE É A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE)?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago irritando a parede do esôfago, causado normalmente pelo enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior (músculo que fica no final do esôfago).

Pessoas com hérnias de hiato também podem ter DRGE. As hérnias de hiato ocorrem quando a parte superior do estômago sobe para o peito. O estômago pode deslizar através de uma abertura encontrada no diafragma (uma parede muscular que separa o estômago do peito).

As hérnias de hiato podem provocar DRGE porque o ácido do estômago pode subir através dessa abertura, porém a maioria das hérnias são pequenas e não produzem qualquer sintoma.

SINTOMAS FREQUENTES

* Azia * Regurgitação * Perturbação do sono * Dor no peito * Disfagia (dificuldade para engolir) * Gases e inchaço * Tosse crônica * Mau hálito * Complicações respiratórias

COMO É DIAGNOSTICADA A DRGE?

Algumas vezes, quando se suspeita de DRGE, são prescritas alterações do estilo de vida e medicamentos como primeira linha de tratamento, se os sintomas não melhorarem, é necessário realizar exames para confirmar o diagnóstico.

Não existe um exame completamente preciso para o diagnóstico de DRGE. No entanto, vários deles podem ajudar a diagnosticá-lo:

Endoscopia Digestiva Alta (EDA): A endoscopia é um exame comum usado para avaliar a gravidade da DRGE. Normalmente é o primeiro exame solicitado para pacientes com sintomas típicos de DRGE. Este procedimento envolve o uso de um endoscópio (um pequeno tubo flexível com uma câmera na ponta do aparelho) para ver o trato gastrointestinal superior. Nesse exame é possível avaliar a presença de lesões no esôfago, hernia de hiato, como está o esfíncter esofágico inferior, fazer biópsias se necessário for.

PHmetria esofágica de 24 horas: O teste mais preciso para detectar refluxo ácido, a pHmetria esofágica mede a quantidade de líquido ou ácido no esôfago quando a pessoa realiza suas atividades habituais, inclusive ao comer e dormir. Para isso será passado um tubo fino através do nariz até o estômago da pessoa. Depois ele vai puxar o tubo de volta para o esôfago, sendo, então, fixado com esparadrapo na bochecha da pessoa que está sendo submetida ao exame, aí ficando por 24 horas. A extremidade do tubo do esôfago tem uma pequena sonda para medir quando e o quanto de líquido ou de ácido sobe para o esôfago. A outra extremidade do tubo, ligado a um pequeno dispositivo colocado na cintura do paciente, registra as medições realizadas.

Enquanto está com esse aparelho, o paciente aperta um botão sinalizando o horário que ingere algum alimento, quando tem algum sintoma, quando se deita, com isso fica mais fácil de analisar os resultados quando a sonda for retirada, podendo fazer correlações com refeição e sintomas, horário do dia que mais ocorre o refluxo, se ocorre ao deitar, ou seja, é analisado o dia completo do paciente e sua relação com seus hábitos diários.

Manometria esofágica: A manometria esofágica mede as contrações dos músculos do esôfago. Esse exame é importante quando se considera a possibilidade de cirurgia anti-refluxo. A pessoa recebe um spray anestésico no interior das narinas ou na parte de trás da garganta. Um tubo macio, fino é introduzido através do nariz até o estômago. Depois, a pessoa engole enquanto o médico puxa lentamente o tubo de volta para o esôfago. Um computador mede e registra a pressão das contrações musculares em diferentes partes do esôfago. O teste pode mostrar se os sintomas são devido a um músculo fraco do esfíncter inferior do esôfago.

O tratamento da DRGE pode envolver um ou mais dos seguintes tópicos, dependendo da gravidade dos sintomas: alterações do estilo de vida, medicamentos ou cirurgia.

Alterações do estilo de vida

Algumas pessoas podem reduzir os sintomas da DRGE perdendo peso, cuidando da alimentação, elevando a cabeceira da cama 15 a 20cm, fixando blocos de madeira sob a cabeceira (usar mais travesseiros não vai ajudar). Evitar fumar e estar perto de outras pessoas que estão fumando.

Medicamentos

Podem ser comprados muitos medicamentos para DRGE sem receita médica; entretanto, tomar qualquer medicação sem acompanhamento médico pode agravar mais a doença. O médico irá analisar seu caso e lhe indicar o melhor medicamento. Existem varias medicamentos que podem ser utilizados. Antiácidos, bloqueadores H2, inibidores da bomba de próton (IBP), cada caso deve ser avaliado individualmente.

Cirurgia

Quando uma pessoa não pode controlar sintomas intensos da DRGE com os medicamentos ou mudanças de estilo de vida, ou apresenta lesão pré maligna (esôfago de Barret) sem melhora ao tratamento não cirúrgico, o médico pode recomendar a cirurgia. Ela também pode ser recomendada se a DRGE for consequente a uma anormalidade física ou se a pessoa tenha sintomas que levam a graves problemas respiratórios. Fundoplicatura é o tratamento cirúrgico padrão para a DRGE e controla o refluxo a longo prazo na maioria dos casos.

A fundoplicatura é uma operação para costurar a parte superior do estômago ao redor do esôfago com o objetivo de aumentar a pressão na extremidade inferior do esôfago e, então, reduzir o refluxo. O cirurgião realiza a fundoplicatura por videolaparoscopia.

COMPLICAÇÕES A LONGO PRAZO

A DRGE não tratada pode causar, às vezes, sérias complicações com o tempo, como: * esofagite - irritação do esôfago pelo ácido refluído do estômago que danifica o seu revestimento e causa sangramento ou úlceras. Os adultos que têm esofagite crônica, durante muitos anos, são mais propensos a desenvolver alterações pré-cancerosas do esôfago. * estenoses (estreitamentos) que levam a dificuldades de deglutição. * problemas respiratórios, como a dificuldade para respirar. * esôfago de Barrett, uma condição em que o tecido que reveste o esôfago é substituído por tecido semelhante ao revestimento do intestino. O esôfago de Barret é considerado uma lesão pré maligna, ou seja, pode evoluir para câncer de esôfago.

FATORES QUE PODEM PIORAR A DRGE

* obesidade * gravidez * certos medicamentos, como medicamentos para asma, bloqueadores dos canais de cálcio e muitos anti-histamínicos, analgésicos, anti-inflamatórios, sedativos e antidepressivos * fumante ou inalando fumo passivamente

DICAS GERAIS

* Evitar alimentos e bebidas que contribuem para a azia, como chocolate, café, hortelã, alimentos gordurosos ou picantes, produtos de tomate e bebidas alcoólicas * Evitando excessos alimentares * Parando de fumar * Perdendo peso (se estiver com sobrepeso) * Não se alimentando 2-3 horas antes de deitar * Evitar medicamentos por conta própria