O que aprendi na SBAD

A atualização profissional vai além de uma importante ferramenta de trabalho. É também uma motivação para evoluir constantemente no atendimento aos pacientes. No final de 2019, entre os dias 23 e 26 de novembro, participei da SBAD - Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, realizada em Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu mais de cinco mil profissionais da gastroenterologia, especialistas em endoscopia e cirurgiões, como eu.

Foram dias de grande interação entre os médicos presentes e uma profunda imersão no conhecimento exposto em palestras e mesas redondas com profissionais altamente renomados no cenário nacional e também no exterior.

Diversos temas estiveram na pauta. Um dos destaques envolveu o que informalmente chamamos de “família de prazóis”, o grupo de medicamentos que inclui o omeprazol e o pantoprazol, muito difundidos entre o público geral e consumidos, muitas vezes, sem indicação médica, ou até mesmo sem diagnósticos prévios.

No congresso, foram debatidos alguns mitos propagados, especialmente através da internet, de que estas substâncias aumentam o risco de câncer, alteram a absorção de vitaminas e geram outros malefícios que surgiriam a longo prazo. O interessante é que uma série de artigos científicos comprovam que estas afirmações não passam de informações equivocadas. Estas notícias enganosas, que hoje conhecemos por fake news, resultam de textos sem embasamento técnico ou científico e criam polêmicas sem sentido.

Outra constatação importante vem da bem-sucedida cirurgia do refluxo gastroesofágico, que devolve ao paciente a qualidade de vida antes prejudicada pelos desconfortos e dores sentidos após as refeições. Os resultados são tão eficazes que reduzem a chance de câncer de esôfago.

No tema cirurgia bariátrica, as questões técnicas focaram em oferecer o melhor resultado para o paciente, beneficiando a perda de peso e diminuindo os riscos. Já para casos de pólipos de vesícula, novos protocolos orientam a sua retirada com tamanhos menores, devido à incidência de câncer da vesícula.

Enfim, foram dias enriquecedores. Para os médicos presentes, para minha rotina como médico cirurgião, mas especialmente, para a saúde como um todo.  

Voltar