Reunião do grupo de bariátrica

Os dados mais recentes da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), levantados em 2018, apontam que 55,7% da população adulta no Brasil tem excesso de peso e que 19,8% é obesa. Uma alternativa para o tratamento da obesidade é a cirurgia bariátrica, tema da primeira reunião virtual aberta que promovi, no dia 29 de julho, através da plataforma Google Meet.

Participaram do encontro online pacientes que já passaram pelo procedimento, pessoas interessadas e pacientes com cirurgia agendada, que tinham canal aberto para esclarecer dúvidas, muitas delas relacionadas ao pós-operatório.

Possíveis complicações

Um assunto bastante debatido foram os grampos usados na cirurgia e que permanecem no interior do estômago operado: não há risco de rejeição do material por parte do corpo. O risco relacionado são as fístulas, como são chamados os desprendimentos do grampo, por onde pode escapar o alimento ingerido. Mas as chances das fístulas ocorrerem são muito baixas e, em geral, limitadas até o 10º dia do pós-cirúrgico.

A movimentação após a cirurgia também entrou na pauta: o tempo médio de internação hospitalar é de apenas 48 horas e, no mesmo dia do procedimento, já recomendo que o paciente caminhe alguns passos dentro do quarto, podendo retomar caminhadas leves já nos dias seguintes. As atividades físicas que exigem maior esforço estão liberadas 30 dias após a cirurgia.

Gravidez e plástica

Para quem já fez a bariátrica, falou-se de questões como a gravidez, para a qual pede-se um período de espera de um ano e meio após a cirurgia; e a cirurgia plástica, liberada pelos planos de saúde, em geral, somente um ano depois. Isso porque é a média de tempo que o corpo precisa para se adaptar e estabilizar o novo peso, claro, sempre com uma dieta balanceada e exercícios regulares.

Agende-se:

A segunda reunião do grupo de bariátrica está agendada para o dia 26 de agosto, das 19:30 às 20:30. Para participar, basta acessar o link no horário da reunião: http://meet.google.com/fpg-jhwe-gws.