A importância da colonoscopia na prevenção do câncer

Há menos de um mês, uma legião de fãs do ator Chadwick Boseman, famoso por dar vida ao personagem Pantera Negra nos cinemas, lamentou a morte precoce do americano de 43 anos de idade, vítima de câncer do cólon, ou colorretal, o mais comum entre os brasileiros.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente neste ano, são esperados mais de 40 mil novos casos.

E, para aumentar as chances de cura, é fundamental descobrir a doença ainda no estágio inicial, o que só acontece através da colonoscopia, com a qual podem ser encontrados e retirados os pólipos do intestino, que podem evoluir para lesões cancerígenas.

Sem receios

O exame, por ser feito através de um dispositivo de tubo fino e flexível, com uma microcâmera na ponta, introduzido pelo ânus, desperta uma série de receios, e até mesmo preconceitos. Mas o que o torna válido e importante é seu poder de salvar vidas. 

Trata-se de um exame indolor, feito com sedação. E não há necessidade de internação. O paciente é liberado logo após a realização, sempre na presença de um acompanhante.



Voltar