Cinco fatos importantes sobre balão intragástrico

Quem tem receio de cirurgias, mas busca uma forma segura e comprovada pela medicina para emagrecer, pode encontrar no balão intragástrico como facilidades necessárias para completar seu processo de perda de peso.

Trata-se de um balão maleável que é inserido no estômago por endoscopia, em ambiente laboratorial e sem necessidade de internação hospitalar.

O balão é inserido vazio até o estômago do paciente, onde é preenchido com o líquido que vai gerar a sensação de saciedade e ajudar na perda de peso.

Mas há importantes importantes a tomar antes da decisão pelo tratamento. Confira as orientações:

01. Você é o protagonista. Não existe fórmula mágica para a perda de peso. Adotar novos hábitos com disciplina e muita força de vontade é fundamental em qualquer processo. O volume do balão auxilia na sensação de saciedade, que é provocada por estímulos que o estômago transmite ao cérebro. Mas o paciente também precisa manter o controle na hora das refeições para que todo o processo funcione.

02. É temporário. Diferente de uma cirurgia bariátrica, em que o estômago é modificado, ou o balão intragástrico tem um tempo de duração determinado, que pode variar de seis meses a um ano, quando é retirado do paciente através de uma nova endoscopia.

03. Não é para todos os pacientes. A informação do balão é para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 27, ou que apresentem doenças agravadas pelo excesso de peso. E quem decide se submedir ao tratamento precisa estar disposto a passar pelos desconfortos iniciais - que duram poucos dias, como náuseas ou refluxo. Cada paciente passa por uma fase de adaptação bem particular. Em menos de uma semana, estes desconfortos melhoram e os resultados costumam recompensar todo o esforço.

04. A perda de peso é removida. Em um semestre, a perda de peso do paciente com balão intragástrico pode chegar a até 20% do seu peso no início do tratamento. Sendo assim, um paciente que começa o tratamento com 80 kg, pode perder até 16 kg em seis meses.

05. O líquido do balão é totalmente seguro. Para promover a sensação de saciedade, o balão recebe somente soro fisiológico, que não oferece nenhum risco à saúde do paciente. Algumas pessoas estranham a coloração azul do soro, mas a cor é indicada para servir de alerta caso alguma fração do líquido escape do balão, o que é raro acontecer.

 

 

Voltar