Aliados do emagrecimento: eles existem!

É fato que as inúmeras ofertas de remédios milagrosos atrapalham o tratamento e até mesmo a esperança de quem luta contra o excesso de peso. Mas também é verdade que existem tratamentos não-cirúrgicos que favorecem o emagrecimento saudável, com orientação, acompanhamento e revisão médica.

A ação destes tratamentos ocorre através de comprimidos que podem ser formulados com hormônios e vitaminas capazes de repor substâncias importantes que o corpo não está produzindo, ou que produz e não consegue absorver pelas dificuldades impostas pelo excesso de peso.

A ausência dessas substâncias podem desacelerar o processo de queima de gordura ou de ganho de massa muscular, muitas vezes acompanhado de desânimo, fraqueza e até mesmo baixa libido. Logo, com a reposição, não acontece nenhuma mágica, mas sim um complemento para que o corpo possa passar pela jornada do emagrecimento de forma mais fácil e com resultados mais efetivos. Mas, obviamente, nenhum medicamento substitui a reeducação alimentar e os exercícios físicos.

Sem cirurgia

Um recente estudo coordenado pela Universidade Federal de São Paulo aponta que, em 2030, 68% da população brasileira poderá estar com excesso de peso, número que em 2019 estava em 55,4%. Mas nem todos os casos de excesso de peso podem ser tratados com cirurgias.

Na rotina do consultório, conheço muitos pacientes que desejam e precisam emagrecer para recuperar a qualidade de vida e reduzir problemas sérios de saúde, como a hipertensão, diabetes e dores na coluna, mas não têm indicação para a cirurgia bariátrica. Nesses casos, os tratamentos com medicamentos são grandes aliados.

Voltar