Alerta: cuidado com a baixa na vitamina D

A deficiência de vitamina D se tornou assunto comum quando a pandemia trouxe uma preocupação muito maior com a imunidade. Ao mesmo tempo em que precisamos estar cada vez mais fortes em relação aos vírus e bactérias, a vida moderna nos afasta da exposição ao sol, essencial para que nossa carga natural de vitamina D se mantenha em níveis favoráveis.

 

A falta de vitamina D é mais frequente do que se pensa. Os sintomas são facilmente confundidos com o desgaste de uma rotina agitada, o que acaba postergando a descoberta, incluindo aqui cansaço, dores musculares e desmotivação.

 

A partir de diversos cursos na área, garanto que a reposição é a solução adequada para recuperar de forma mais rápida e eficaz a vitamina D. É uma ilusão pensar que pequenos intervalos de exposição ao sol serão capazes de recuperar uma deficiência já diagnosticada e, especialmente, manter o equilíbrio contínuo.

 

Reposição injetável é eficiente

 

A reposição da vitamina pode ocorrer de duas formas: por cápsulas, de forma oral, ou com a aplicação injetável. A vantagem da segunda opção é a praticidade, você aplica uma vez e volta ao consultório entre cinco a seis meses para uma nova injeção. Além disso, diferente da cápsula, a quantidade injetada é absorvida por completo pelo corpo.

 

Outra consideração importante é a realização de um exame de sangue prévio, pois somente assim pode ser confirmado o nível da vitamina e a necessidade de uma reposição. Repor vitaminas sem indicação médica também é uma forma de automedicação, prática que pode comprometer a saúde e oferecer riscos, neste caso, como a hipervitaminose, que é a intoxicação causada pelo excesso de vitaminas.

 

OS SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D PODEM INCLUIR:

 

·        Desânimo constante;

·        Baixa imunidade;

·        Sensação de fraqueza

·        Dores nas costas e nos ossos;

·        Perda de cabelo;

·        Problemas de cicatrização;

·        Dor muscular.

Voltar