Seis mitos sobre o uso de testosterona em mulheres

A reposição hormonal é um tratamento de saúde e bem-estar, apesar de uma série de equívocos popularmente relacionados a ela. “As preocupações, já desmistificadas pela ciência, afastam pacientes de todos os benefícios que podem obter com a terapia, especialmente quando se trata da testosterona”, afirma o médico cirurgião geral e referência em reposição hormonal, Dr. Fábio Strauss.

Segundo o profissional, a testosterona é essencial para a saúde física, mental e emocional de homens e mulheres. “Abandonar equívocos vai ampliar oportunidades de uma maior qualidade de vida, principalmente para mulheres em idade de pré e pós-menopausa”, afirma.

Um artigo da revista científica internacional Maturitas relata que implantes de testosterona têm sido usados ??com segurança em mulheres desde 1938 e também desvenda alguns mitos sobre as terapias subcutâneas do hormônio:

A testosterona é um hormônio masculino: mito.

 Os homens têm níveis circulantes de testosterona mais elevados do que as mulheres; no entanto, quantitativamente, é o esteróide sexual ativo mais abundante em mulheres ao longo da vida. E, já em 1938, foi relatado que a testosterona tratava eficazmente os sintomas da menopausa.

Sua única função é aumentar a libido: mito.

 A função sexual é apenas uma pequena fração do efeito fisiológico da testosterona nas mulheres. A reposição do hormônio pode tratar sintomas como ansiedade, irritabilidade, fadiga física, perda óssea, perda muscular, perda de memória, insônia e ondas de calor.

A testosterona masculiniza as mulheres: mito.

Há mais de 80 anos, é reconhecido que o efeito da testosterona depende da dose e que, em doses controladas, ela estimula a feminilidade e aumenta a fertilidade.

Ela tem efeitos adversos no coração: mito.

Há evidências biológicas e clínicas de que a testosterona é um protetor cardíaco. Com efeito benéfico na massa corporal magra, no metabolismo da glicose e no perfil lipídico em homens e mulheres, o hormônio tem sido usado com sucesso para tratar e prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

A testosterona causa danos ao fígado: mito.

Embora altas doses de andrógenos sintéticos orais possam afetar o fígado, os implantes subcutâneos (com orientação médica) evitam a circulação entero-hepática e desviam do fígado. 

A testosterona provoca agressão: mito.

Nas mulheres, a terapia subcutânea diminuiu a irritabilidade e a ansiedade em mais de 90% dos pacientes tratados por sintomas de deficiência hormonal.


Voltar