Um caminho para tornar a menopausa mais leve

Sem tratamento, um terço das mulheres brasileiras sofrerá com a intensidade moderada a grave dos “calorões”

Com cada vez mais mulheres buscando uma rotina ativa e saudável, a expectativa de vida tem aumentado significativamente. Este cenário, entretanto, traz consigo novos desafios, especialmente relacionados à saúde hormonal e ao processo natural de envelhecimento, no qual a menopausa continua sendo um tema de grande relevância.

A menopausa, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, marca o fim do ciclo menstrual e está associada a uma série de sintomas que podem impactar a qualidade de vida feminina.

Um recente artigo publicado no periódico da Sociedade Americana de Menopausa aponta que um terço das mulheres brasileiras sofrerá com a intensidade moderada a grave dos “calorões”, os incômodos mais comuns dessa fase.

Além das ondas de calor e da sudorese noturna, sintomas como alterações de humor, irritabilidade, diminuição da libido, ressecamento vaginal, insônia, constipação intestinal e ganho de peso também são relatados.

Os sintomas podem se tornar grandes obstáculos no dia a dia de mulheres cada vez mais ativas, que se desdobram em múltiplos papeis da vida contemporânea. Contudo, o médico Dr. Fábio Strauss destaca que a menopausa pode ser enfrentada de forma positiva, desde que sejam adotadas medidas adequadas.

Hormônios

"É fundamental entender que se trata de uma fase natural da vida feminina e que, com o avanço da medicina, dispomos de recursos seguros e eficazes para minimizar seus impactos negativos", ressalta.

A reposição hormonal é uma das opções terapêuticas disponíveis para restabelecer os níveis hormonais adequados no organismo, ajudando a aliviar os sintomas. Segundo o profissional, normalmente, os hormônios que são repostos durante a menopausa incluem o estrogênio, a progesterona e a testosterona – que também é um hormônio feminino, em diferentes combinações e doses, dependendo das necessidades de cada mulher.

Com um acompanhamento médico adequado e uma abordagem personalizada, é possível enfrentar essa fase de transição com mais conforto e qualidade de vida.

*A Clínica Dr. Fábio Strauss está localizada na Rua Arnaldo da Costa Bard, número 2940, sala 504. Para agenda e informações, o número de telefone e WhatsApp é (51) 3786.6242.

CRM 26746 RQE 30012