Apendicite

O que é a apendicite aguda?

Apendicite aguda é uma inflamação do apêndice cecal devido proliferação de bactérias no seu interior causando no paciente um quadro de infecção. O apêndice é uma estrutura tubular de fundo cego, de mais ou menos seis centímetros, que se localiza na porção inicial do intestino grosso (ceco). Quando ocorre sua obstrução, acontece a crise de apendicite aguda.

Quais os sintomas da apendicite aguda?

No início o paciente apresenta náuseas, dor abdominal difusa e febre baixa. Algumas horas depois, a dor se localiza na parte inferior do abdome à direita. Podem ocorrer outros sintomas menos comuns como diarréia, dor ou ardência ao urinar, além de distensão abdominal. Outras doenças podem provocar sintomas semelhantes à apendicite, como as doenças ginecológicas, infecção urinária e infecções intestinais.

Como se diagnostica a apendicite aguda?

Geralmente, a apendicite é diagnosticada apenas com os dados fornecidos pelo paciente e com o exame físico feito pelo médico. Quando existe dúvida podem ser solicitados exames de sangue, urina, radiografia do abdome, ultra-sonografia ou mesmo tomografia computadorizada.

Qual o tratamento da apendicite aguda?

O tratamento da apendicite é sempre cirúrgico. A cirurgia consiste em retirar o apêndice (apendicectomia). Pode ser feita pelo método aberto tradicional ou pela vídeolaparoscopia. Com os avanços da tecnologia, a apendicite pode ser tratada com este moderno método sem a necessidade de uma grande incisão na parede abdominal.

Quais as vantagens da cirurgia por vídeolaparoscopia?

Quando comparamos resultados da apendicectomia por vídeolaparoscopia com a operação aberta, a primeira acarreta menos dor pós-operatória, curta permanência hospitalar (normalmente um a dois dias), retorno mais rápido ao trabalho e melhor resultado estético das incisões na pele.

Quais os riscos da apendicectomia videolaparoscópica?

Como em qualquer cirurgia, na apendicectomia também existem riscos. O risco dessas complicações não é maior do que se a cirurgia foi realizada com a técnica aberta. Complicações que podem ocorrer são: hemorragia, infecção envolvendo a ferida ou abdome, lesões de órgãos vizinhos como a bexiga, intestino, vasos sanguíneos ou nervos. Em casos em que o diagnóstico de apendicite é feito tardiamente (ou seja, se passam vários dias até o diagnóstico), as complicações podem se agravar muito ocorrendo até óbito.

 

Voltar