Câncer colorretal

O que é?

O nome "câncer colorretal" engloba os tumores malignos que se originam no intestino grosso ou no reto. Apresenta altas taxas de cura quando diagnosticado em estágios iniciais, sendo muito importantes as estratégias para diagnóstico precoce.

É o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres (ficando atrás do câncer de mama), e o terceiro em homens (ficando atrás do câncer de pulmão e de próstata).

Geralmente, esses tumores se iniciam a partir de pólipos (lesões benignas que se projetam na parede interna do intestino), e com o passar do tempo estas lesões podem se transformar em tumores malignos. A detecção e remoção desses pólipos pela colonoscopia reduz o risco de desenvolvimento da doença.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas do câncer colorretal dependem da localização do tumor no intestino e, inicialmente, podem ser inespecíficos. Dentre os mais frequentes podemos citar: * Dor ou desconforto abdominal (cólicas frequentes; excesso de gases); * Mudança do hábito intestinal (diarréia ou constipação intestinal); * Sangramento anal ou sangue nas fezes; * Sensação de evacuação incompleta; * Dor ao evacuar; * Fraqueza; * Anemia; * Perda de peso inexplicada; * Náuseas e vômitos; * Redução no diâmetro das fezes; * Obstrução intestinal; * Alteração na coloração das fezes (escuras); * Aumento do volume abdominal, massas ou tumores palpáveis; Na presença destes sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico especializado.

Prevenção

Como prevenção primária do câncer colorretal é recomendada uma dieta saudável, rica em vegetais, frutas e fibras. Deve-se evitar o excesso de alimentos com alto teor de gordura animal, particularmente carnes vermelhas. Além disso, a prática regular de exercícios físicos é considerado fator protetor contra a doença. Deve-se evitar também o consumo de álcool e tabaco. No que se refere ao diagnóstico precoce, está indicado a realização dos exames de rastreamento a partir dos 50 anos de idade, em pacientes que não são considerados como de alto risco. Para estes pacientes o rastreamento consiste em realização do exame de sangue oculto nas fezes anualmente, associado à um método de visualização da porção interna do intestino (colonoscopia).

Diagnóstico

O diagnóstico confirmatório da doença é feito através da biópsia (exame do fragmento da lesão suspeita). A retirada deste fragmento é feita durante a colonoscopia ou retossigmoidoscopia e o material é encaminhado para estudo anatomopatológico.

Tratamento

O tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada. Após o diagnóstico, exames de estadiamento permitem definir a extensão da doença e são fundamentais para a programação do melhor tratamento. O tratamento em linhas gerais é multidisciplinar, e envolve o cirurgião, o oncologista clinico e o radioterapeuta em casos de câncer de reto. O pilar do tratamento do câncer de colon é a cirurgia, podendo ser realizada no método convencional ou por videolaparoscopia , e em alguns casos é complementado por quimioterapia pós-operatória (adjuvante). Cada caso deve ser avaliado individualmente.