Tudo o que você precisa saber sobre Hérnia Inguinal

Existem outros tipos de hérnias da parede abdominal provocadas por herniação de parte do intestino, porem nesse artigo iremos ficar na mais comum que é a hernia inguinal, que responde por até 70% dos casos.

A hérnia inguinal surge quando uma porção do intestino encontra uma região de fraqueza na parede abdominal e consegue empurrá-lo, criando uma protuberância (aumento de volume) na região inguinal (região da virilha).

A hérnia inguinal pode ser congênita, ou seja, tem origem de nascença devido a uma má formação, ou pode ser adquirida durante a vida, geralmente por uma fraqueza na musculatura do abdômen.

Em algumas pessoas, principalmente no sexo masculino, o canal inguinal não se fecha adequadamente, deixando uma área vulnerável ao redor do anel, por onde parte do intestino pode herniar. Esse tipo de hérnia inguinal provocada por um defeito no canal inguinal é chamada hérnia indireta. O lado direito é o mais acometido, possivelmente porque o testículo direito costuma ser o que desce mais tardiamente. A hérnia indireta é a forma mais comum de hérnia inguinal e, apesar de ser um defeito congênito, frequentemente não é reconhecido até a idade adulta.

Já a chamada hérnia direta é aquela que se desenvolve ao longo da vida, devido ao surgimento de uma fraqueza na musculatura da parede abdominal. A hérnia direita representa cerca de 30 a 40% das hérnias inguinais nos homens e apenas 10 a 20% nas mulheres.

FATORES DE RISCO PARA HÉRNIA INGUINAL

O defeito no canal inguinal é o principal fator de risco, mas não é o único. Situações que levam ao enfraquecimento da musculatura da parede abdominal e a um aumento de pressão dentro abdômen também aumentam o risco do desenvolvimento da hérnia inguinal, seja ela direta ou indireta. Os mais comuns são:

* Idade acima de 50 anos. * Ser do sexo masculino. * Ser de raça branca. * História familiar de hérnia inguinal. * Constipação intestinal (prisão de ventre) * Histórico de cirurgia na parede abdominal. * Histórico de trauma abdominal. * Esforço físico com excesso de pressão intra-abdominal. * Obesidade. * Tabagismo. * Gravidez.

SINAIS E SINTOMAS DA HÉRNIA INGUINAL

A hérnia inguinal se apresenta habitualmente como um aumento de volume na região da virilha ou na bolsa escrotal.

A hérnia pode ser visível o tempo todo ou somente quando se faz algum esforço que aumente a pressão intra-abdominal, como tossir, fazer atividade física ou carregar algo pesado. Na maioria dos casos a hérnia é mais facilmente visualizada quando o paciente encontra-se em pé. Dor no local ou sensação de desconforto são comuns, principalmente após algum esforço. Quando o paciente deita-se algumas hérnias retornam espontaneamente à região abdominal, fazendo com que a protuberância desapareça. Em outros casos a hérnia precisa ser empurrada com o dedo de volta para dentro, uma manobra que damos o nome de redução da hérnia. Há casos em que a hérnia não é redutível, ou seja, mesmo quando tentamos empurrá-la para dentro do abdômen ela não se move. As hérnias não redutíveis são chamadas de hérnias encarceradas. As hérnias encarceradas são aquelas que têm o maior risco de sofrer estrangulamento, que é uma complicação que ocorre quando os tecidos ao redor causam uma compressão da base da porção herniada do intestino, nesses casos a cirurgia deve ser realizada o mais rápido possível.

O único tratamento definitivo para a hérnia inguinal é a cirurgia. A correção cirúrgica da hérnia inguinal é uma das operações mais comuns, responsável por mais de 20 milhões de procedimentos por ano em todo o mundo.

TIPOS DE CIRURGIA PARA HÉRNIA INGUINAL

Existem duas formas de corrigir cirurgicamente uma hérnia inguinal: cirurgia aberta ou laparoscopia.

1- Cirurgia aberta para correção da hérnia inguinal Na cirurgia aberta existem várias técnicas para correção da hernia, a que normalmente utilizo é a técnica de Lichtenstein , que é a forma de correção cirúrgica mais tradicional onde se utiliza uma tela de polipropileno para reforçar a musculatura local.

2- Reparação laparoscópica da hérnia inguinal A cirurgia laparoscópica é um método de reparo da hérnia inguinal que vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente em hérnias bilaterais (são hérnias do dois lados da virilha) e hérnias recidivadas ( já realizou uma cirurgia de hérnia no mesmo local).

A cirurgia laparoscópica provoca menos desconforto no pós-operatório, deixa cicatrizes menores e possibilita um retorno mais rápido às atividades normais.