Tire todas suas dúvidas sobre o balão gástrico para emagrecer

O balão gástrico, também conhecido por balão intra-gástrico é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar espaço e levar a pessoa a comer menos, facilitando a perda de peso.

O balão gástrico deve ser removido após 6 meses, mas, nesse tempo, pode levar até à perde de cerca de 13% do peso, sendo indicado para pessoas com IMC superior a 27 e com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo.

Como é feita a colocação do balão

A colocação do balão intragástrico demora, em média, 30 minutos e a pessoa não precisa ficar internada, apenas deve repousar duas a três horas na sala de recuperação antes de ter alta e regressar a casa.

É realizado uma sedação semelhante à que é realizada na endoscopia digestiva alta, o balão é introduzido pela boca ainda vazio e depois é preenchido dentro do estômago com soro e um líquido azul, que serve para tornar a urina ou as fezes azuis ou esverdeadas caso o balão se rompa.

Para garantir o emagrecimento e os resultados, enquanto se usa o balão é muito importante seguir uma dieta rigorosa, com poucas calorias e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento.

Quando e como remover o balão

A remoção do balão gástrico é feita, geralmente, 6 meses após a sua colocação e, o procedimento é semelhante à colocação, sendo aspirado o líquido e retirado o balão através de endoscopia com sedação. O balão deve ser removido pois o material do balão fica degradado com os ácidos do estômago.

Riscos da colocação do balão

A colocação de balão intragástrico para emagrecer, pode provocar náuseas, enjoo, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença do balão.

Em casos mais raros, o balão pode romper e ir para o intestino, podendo provocar a sua obstrução e, provocando sintomas como barriga inchada, dor e urina esverdeada. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao hospital para remover o balão.

Vantagens do balão gástrico para emagrecer

A colocação de um balão intragástrico para além de ajudar a perder peso, tem outras vantagens, como: * Não provoca alteração do estômago * Risco baixo porque não é um método invasivo; * É reversível, pois facilmente se esvazia e remove o balão. Além disso, a colocação do balão “engana” o cérebro, pois a presença do balão no estômago envia informação ao cérebro de estar permanentemente cheio, mesmo que o paciente não tenha comido.

Para quem ele é indicado?

O balão é indicado para paciente com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 27 (sobrepeso) ou acima de 30 (obesidade) e em último caso, para quem já tentou emagrecer de outras formas e não conseguiu.

O tratamento é para pessoas que precisam perder peso para fazer alguma cirurgia, pois o balão reduz de 15% a 20% do peso inicial, reduzindo o peso e o risco cirúrgico.

Contraindicação para uso do balão gástrico

* Esofagite grau III ou Esôfago de Barret; * Hérnia de Hiato grande (acima de 5 cm); * Cirrose hepática ou Insuficiência renal crônica; * Pessoas com esofagites, ulceração gástrica, ulceração duodenal, câncer ou inflamações;. * Quem tem estreitamento ou diverticulite. * Cirurgias gástrica ou intestinal previas. * Alcoolismo ou vicio em drogas. * Gestantes ou amamentando.

Existe garantia de que vou emagrecer?

Infelizmente não existe garantia de emagrecimento no processo. Isso porque existem outros fatores que irão influenciar na perda de peso além do balão. É necessário que o paciente reduza as porções e calorias da comida ingerida, além de realizar atividade física regular.

Que alimentos evitar com uso do balão gástrico?

Depois que estiver com o balão, além de beber em pequenos goles e porções pequenas de comida, você deve evitar alguns tipos de alimento. São eles: * Alimentos gordurosos e frituras em geral; * Vinagre, pimenta, mostarda, molho inglês, Katchup, massa de tomate; * Bebidas alcoólicas e com gás; * Coco, amendoim, nozes, amêndoas, castanha de caju e do pará; * Linguiça, salsicha, salames, etc; * Frutas ácidas (comer pouco); * Enlatados e em conserva; * Chá preto, café, chocolate e mate.

Voltar