Cuidados pós-bariátrica

O pós-operatório da cirurgia bariátrica é um momento importante para que seus resultados sejam bem-sucedidos. Diversos cuidados são necessários de curto a longo prazo. Confira alguns deles:

Movimentos: quando realizada por laparoscopia, a cirurgia não impede os movimentos mais simples. Quando no quarto, o paciente pode dar pequenos passos até o banheiro, por exemplo. Em casa, pode fazer caminhadas leves. Os desconfortos ou dores são amenizados com a medicação adequada.

Dieta: as primeiras ingestões de água logo após a cirurgia podem ser ministradas entre as primeiras 12 a 24 horas. A dieta líquida e com horários orientados serve para preservar as linhas de sutura. Nos primeiros quinze dias, toda alimentação será planejada para auxiliar na recuperação. A evolução dos alimentos vai passar pela forma pastosa e branda, antes de chegar à alimentação normal.

Cuidados: apesar das mínimas chances, é preciso estar atento para identificar as complicações possíveis. É primordial contatar o cirurgião caso as dores não melhorem com a medicação, ou caso tenha febre alta ou quadros de vômito e tonturas. Inchaços nas pernas também devem ser observados.

Vitaminas: a reposição vitamínica é indicada para suprir todas as mudanças no organismo e na alimentação, garantindo melhores condições para a saúde. Cada paciente receberá uma orientação adequada e particular, mas em geral, são repostas vitaminas do complexo B, vitamina D, cálcio e ferro.

 

Voltar